O projeto Despertar procura mudar essa preocupante realidade através do estímulo ao empreendedorismo entre jovens estudantes. Alunos do ensino médio, com idade a partir de 15 anos, ampliam sua visão de mundo, e passam a identificar suas potencialidades e a descobrir novas oportunidades. O jovem passa a ver sua realidade e sua escola de forma totalmente nova.
O Despertar causa impacto não apenas no seu público. Em cidades do interior, onde as escolhas são poucas, o projeto movimenta toda a comunidade, pois o empreendedorismo é transmitido no sentido de fortalecer a crença em um futuro melhor, onde cada um é capaz de construir e empreender.
O corpo docente, que previamente ao seu engajamento seletivo ao projeto é submetido a um treinamento de 180 horas aula, também muda sua forma de encarar a relação professor/aluno. Atualmente o SEBRAE/RN desenvolve o Projeto Despertar nas escolas públicas, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenadoria de Ensino Médio.
Idéia Básica do Projeto
“Despertar” no aluno do ensino médio das escolas públicas estaduais do RN, a vocação para empreender, proporcionando-lhe uma visão de futuro, tendo em vista:- Os desafios e as oportunidades do mundo do trabalho;
- O desenvolvimento econômico LOCAL/REGIONAL;
- A geração de novos negócios, a partir do estímulo ao conhecimento e o acesso à informação.
Como Começou
Em 2001 o Sistema SEBRAE passou por uma revisão institucional, criando várias priorioridades, dentre elas, disseminar a educação empreendedora a partir do ensino formal, visando atender as classes menos favorecidas que estavam nas a escola publicas, ás portas do mercado de trabalho e sem perspectivas. Neste sentido foi firmada em 2003, parcerias com as Secretarias Estaduais de Educação de todos os estados, visando a preparação básica de alunos para o mundo do trabalho por meio do desenvolvimento de competências empreendedoras.Público Alvo
Alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte.Papel do Sebrae
- Planejar e articular ações em parceria com a Secretaria de Educação;
- Capacitar Professores;
- Realizar reuniões de avaliação, visitas ás Escolas e monitoramento sistemático do Projeto;
- Enviar “Kit básico” para as escolas: apostilas e material de dinâmicas, folder, cartazes;
- Propor, articular e identificar parcerias que possam contribuir com as ações do Projeto.
Papel da Secretaria Estadual de Educação
- Propiciar as condições para que os educadores participem das capacitações, reuniões e eventos referentes ao Projeto;
- Estrutura da capacitação dos professores no CENTERN (hospedagem, alimentação, coffee´s);
- Monitoramento das ações através das DIRED´s
Papel da Dired (Diretoria Regional de Educação)
- Propiciar condições para que o Projeto aconteça nas Escolas;
- Acompanhar o Planejamento das ações de implantação nas Escolas;
- Propor, articular e identificar parcerias que possam contribuir com as ações do Projeto;
- Monitorar as ações nas Escolas e em contato com o Sebrae e SECD.
Papel da Direção da Escola
- Sustentação do Projeto - “quem faz acontecer”;
- Propiciar todas as condições necessárias para que o projeto aconteça nas Escolas (sala adequada, participação dos professores, apoio nas feiras);
- Fazer com que toda a equipe pedagógica, pais e comunidade tenham conhecimento do Projeto;
- Estimular e motivar do Projeto na Escola;
Conteúdo Programático
São 96hs de aula distribuídas da seguinte forma:- Atividades em sala de aula: 10 encontros de 3hs (30hs);
- Atividades de campo: pesquisas, visitas a empresas, contato com empreendedores, reuniões com as equipes (36hs);
- Organização e realização da Feira do Jovem Empreendedor (30hs);
Programa de Formação de Professores
O programa de formação de professores possui uma caga horária de 60hs distribuídas da seguinte forma:- Seminário de Sensibilização para o Projeto (4hs);
- Fundamentação em Empreendedorismo. Curso “Seber Empreender” (27hs);
- Capacitação na Metodologia para aplicação em sala de Aula de Aula (24hs);
- Oficina de Implantação do Projeto na Escola (4hs);
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